Renegar o passado...

Não, não o façam, aceitem-no como ele é. Sinto orgulho dele.
O passado pode ser uma hora, um minuto, um segundo, um momento, um dia, uma história, uma vida... O passado pode ser tudo e mais alguma coisa. A verdade é que por mais duro que ele tenha sido, ele existiu, tem que ser aceite e foi ele que nos tornou naquilo que nós somos.
Não devemos viver nele mas devemos sim orgulharmo-nos dele, apesar dos apesares. Ele pode não ter sido o melhor, pode não ter sido como a gente sonhou mas não deixa de ser passado e faz parte da nossa história.
Para quê renegar algo que já aconteceu? Não adianta, ao invés de renegarmos, podemos sim aceitar. Podemos acreditar no hoje e no amanhã. Podemos viver o agora e preparar o amanhã.
Há ontens dos quais queremos fugir e fingir que nunca lá estivemos mas pergunto-me: será que isso tudo é mesmo necessário? Será mesmo? Não podemos pura e simplesmente aceitar o que aconteceu, com orgulho no peito e sorriso rasgado no rosto? Não custa nada e só ganhamos pontos com isso. Claro que na vida existem momentos ou dias menos bons dos quais queremos fugir e não queremos voltar mas não custa aceitarmos o que aconteceu e pensarmos que tudo aquilo serviu pra ganharmos maturidade.
Agora viver no passado é que não, falo por experiência própria, não adianta vivermos nas memórias, em páginas viradas ou semi-viradas... Não adianta mesmo, nós não lemos os livros de trás para a frente por isso para quê voltar ali?
Aceitem o que já aconteceu, vivam o que têm que viver e recebam de braços abertos o que está por vir.

Beijos grandes da vossa querida Sueline

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Depois de fazeres anos...

O fim de uma década

Eu também já fui tóxica